Minhas Imagens

Minhas Imagens
Sol dos Orixás

terça-feira, 23 de junho de 2009

Padre Vieira recomenda paciência aos escravos

Imitação de Cristo
Não há trabalho nem gênero de vida no mundo mais parecido à cruz e à paixão de Cristo que o vosso trabalho em um destes engenhos. Bem-aventurados sereis vós se, compreendendo esta situação, souberem aproveitar e santificar o trabalho.
Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado. Padeceis de um modo semelhante o mesmo que o senhor padeceu na cruz. Cristo sem comer, e vós famintos. Cristo maltratado, e vós maltratados em tudo. Os ferros, as prisões, os açoites, os insultos, de tudo isso se compõe a vossa imitação.
Os senhores de escravos mandam, e vós servis. Eles dormem, e vós permaneceis acordados. Eles descansam, e vós trabalhais. Eles desfrutam de vosso trabalho, e vós recebeis um trabalho sobre outro.
Se vós souberdes aproveitar essa condição de escravos inspirando-se no exemplo e paciência de Cristo, eu vos prometo, primeiramente, que esses trabalhos se tornarão doces e, depois, que serão recompensados com a glória da ressurreição e a salvação eterna.

Atividade
  • Leia o texto com atenção e depois responda utilizando passagens do texto.
1. A vida do escravo africano nos engenhos brasileiros é, segundo o texto, uma imitação do Cristo crucificado. Como o autor procura justificar essa idéia?
2. O que o autor recomenda aos escravos para tornar doce o seu trabalho?
3. Pela leitura que você fez do texto, explique qual a posição da Igreja católica, especialmente dos jesuítas, diante da escravidão negra no período colonial. Relacione também a escravidão negra comparando-a com a escravização do índio.

7 comentários:

  1. professora , essa que vai ser a prova de recuperação do 2º bimestre ? bjs

    ResponderExcluir
  2. professora, quanto a esse texto a senhora quer que ele esteja no caderno de acordo com o COMO ESTUDAR HISTORIA, com as ideias centrais e o glossário??

    ResponderExcluir
  3. Oi, Ana Clara!

    Este texto é apenas mais uma atividade do bimestre que será avaliada na prova bimestral. A prova de recuperação será a partir de segunda, dia 29 até sexta-feira, 03 de julho. O conteúdo será O Mercantilismo, viu?
    Fico feliz em poder ajudá-la pelo blog. Ele foi criado extamente para atender vocês e seus pais.
    Bom final de semana, viu?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. professora o texto do padre tem que está no portifólio???????

    LORRANY ALVES 7°B

    ResponderExcluir
  6. professora esse texto e pra fazer como trabalho ou é pra por no caderno ???
    bjss

    ResponderExcluir
  7. oi professora quanto a esse texo a senhora vai querer como trabalho ou e pra colocar no caderno
    ????
    bjs

    ResponderExcluir