Minhas Imagens

Minhas Imagens
Sol dos Orixás

segunda-feira, 16 de março de 2009

Como estudar História


Domingo, 15 de Março de 2009

Espero que vocês gostem de história como eu. Por isso, para que vocês possam desenvolver uma técnica de estudo em que realmente ocorra uma boa aprendizagem e não simplesmente uma “decoreba” aqui fica a minha sugestão. É assim que eu faço quando encontro um texto complexo. Funciona comigo e espero que funcione para você também.
Fica aí a minha sugestão.


Professora Tânia Oliveira

Como Estudar História

1. Leitura do texto;
2. Nova leitura, desta vez sublinhando as palavras desconhecidas do texto;
3. Trabalhando as palavras com a utilização do dicionário:
3.1 Elaboração e organização por ordem alfabética de um glossário;
3.2 Buscando no dicionário o significado das palavras desconhecidas;
4. Nova leitura do texto usando as palavras pesquisadas no dicionário;
5. Sublinhando as ideias centrais contidas nos parágrafos;
6. Elaboração de resumo;
7. Desenvolvendo atividades: exercícios de fixação do livro didático;

As Qualidades de um Texto

Concisão: significa que devemos ser precisos, práticos e objetivos, ou seja, não abusar das palavras para exprimir uma ideia. Significa eliminar tudo aquilo que é desnecessário.
Correção: em caso de dúvidas não hesite em consultar a gramática e um dicionário.
Elegância: Consiste em tornar agradável a leitura do texto. Lembre-se que nenhum texto bonito cai do céu. Isso é possível quando se observam as qualidades apontadas acima. A elegância deve começar pela apresentação do texto, isto é, deve estar limpo, sem borrões ou rasuras e com letra legível. É muito comum alguém afirmar que não tem letra bonita porque a letra dele é assim mesmo e... pronto! Não é verdade. Ninguém nasce sabendo escrever ou ler. A gente adquire conhecimento durante toda a nossa vida e, na maioria dos casos, essa desculpa é uma forma de justificar nossa negligência.
Texto adaptado de Ernani Terra e José de Nicola. Redação básica – Brinde do livro Minigramática – Scipione, São Paulo, 1997.

Produção de pesquisa

1. Introdução: É a síntese da pesquisa ou tema que será abordado no desenvolvimento.
2. Índice: Lista indicando as páginas em que os itens, títulos ou tópicos são mencionados na pesquisa.
3. Desenvolvimento: Nesta fase o aluno (a) descreverá sobre o assunto especificado na introdução exprimindo as ideias mais importantes.
4. Conclusão: Concluindo o trabalho o aluno (a) deverá enfatizar a importância do que foi assimilado e abrir espaço para sugestões ou opiniões.
5. Anexos: Quando houver ilustrações imagens, monumentos, paisagens, gráficos, tabelas, mapas, etc.
6. Bibliografia: São os livros pesquisados ou, se for o caso, o site utilizado Internet.
• Boulos, Alfredo Júnior. História: Sociedade & Cidadania. 1ª Ed., São Paulo: FTD, 2006, Pág. 19-24.
• www.veja.com.br Acesso em 17.03.2009.

Construção e Avaliação do portfólio

O portfólio é um álbum (pasta) que deve conter todas as atividades desenvolvidas em sala de aula no bimestre. Os alunos serão orientados na construção deste álbum durante todo o ano letivo. Abaixo alguns itens importantes que devem ser observados:
I. O portfólio deve ser organizado em uma pasta com vários plásticos;
II. Os textos devem estar organizados de acordo com a sequência cronológica em que são trabalhados no bimestre;
III. A entrega deverá ocorrer no prazo estipulado pela professora, sempre durante o período de aula do aluno (a). Em caso de falta no dia da entrega, somente serão recebidos os trabalhos dos alunos que apresentarem atestado médico de acordo com o regimento interno do Centro Educacional 03. Nenhum professor, equipe da direção ou funcionário da escola poderá receber o portfólio do aluno que faltar a aula no dia da entrega do mesmo.

Critérios de Avaliação

1. Estética, Organização, Ilustração;
2. Conteúdo completo: Os textos devem estar organizados de forma cronológica de acordo com os fatos ou com a sequência das aulas.
3. Enriquecimento do álbum com atividades anexas (imagens, reportagens, entrevistas, curiosidades, depoimentos, estatísticas, etc.);
4. Assiduidade: Durante as aulas o aluno (a) poderá esclarecer dúvidas assim como refazer, quando necessário, as atividades do bimestre anterior.

O painel acima da página, pesquisado e produzido pelo designer Sérgio Albiero, é uma homenagem ao povo afro-brasileiro. Encontra-se, atualmente, exposto na sala de História do Centro Educacional 03 do Guará.

11 comentários:

  1. Kara, isso ajuda muito.

    ResponderExcluir
  2. concordo ajuda msm ..

    ResponderExcluir
  3. pq vc não colocou o que vc tem no seu port-fólio
    que vc mostrou quinta

    ResponderExcluir
  4. A identificação? vou postar agora, viu?

    ResponderExcluir
  5. professora, onde está a identificação?

    ResponderExcluir
  6. é mesmo...cade a identificação professora?

    ResponderExcluir
  7. só tem um espaço em branco embaixo do texto da sociedade açucareira.

    ResponderExcluir
  8. Professora o seu bloog ajuda bastante viu ?! :D

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Tania esta muito bom esse trabalho

    ResponderExcluir